sexta-feira, 28 de agosto de 2009

SAGITÁRIUS

SAGITÁRIO
22 de novembro a 21 de dezembro

Casa natural: casa IX

Elemento: fogo

Regente: Júpiter

Não basta só utilizar a razão, temos que buscar atingir cada vez metas mais elevadas, através da sabedoria. Sagitário é esta transcendência, é elevar-se rumo à Verdade.

Sabe por que as pessoas que nasceram entre este período se dizem "sagitarianas"? Porque durante esta época do ano, o Sol está passando pelo signo de Sagitário no céu. Quando você diz "sou sagitariano", está dizendo, com outras palavras, que tem o Sol no signo de Sagitário. Mas mesmo aqueles que não nasceram entre estes dias, têm Sagitário e todos os outros signos em seu mapa astrológico.

O período que o sol passa por Sagitário acontece aproximadamente entre os dias 21 de novembro a 20 de dezembro, mas se você nasceu nos dias de transição entre os signos (ou de Escorpião para Sagitário ou de Sagitário para Capricórnio) é bom que calcule o seu mapa e verifique em que signo o Sol realmente está, ele pode ser diferente do que você sempre pensou.

A inteligência em Sagitário

A inteligência sagitariana não se detém naquilo que está ao seu redor, mas no que está longe. Horizontes, perspectivas e amplitude são fatores priorizados pela consciência de Sagitário, que sabe determinar com clareza as metas de sua jornada. Tudo o que pode crescer e por onde pode crescer é alvo da percepção neste signo, que busca a expansão e o rompimento dos limites para além de todas as fronteiras.

Os sagitarianos têm a inteligência do crescimento e simplesmente não conseguem entender como uma pessoa pode querer continuar onde está, contentar-se com experiências restritas e não desejar alcançar léguas à sua frente. O conhecimento é uma das maiores fontes de expansão da mente, da visão e da vida dos que têm o Sol em Sagitário.

Para este signo, tudo precisa ser vivido e percebido através de uma visão positiva e otimista. É desta forma que conseguem encontrar os melhores caminhos para a obtenção dos melhores resultados, sem estacionarem nas frustrações e obstáculos. Em qualquer horizonte, Sagitário enxerga uma fonte de céu azul e fixa-se nesta possibilidade, sem deter-se no negativismo.

Com verdadeiro horror ao sofrimento, à dor, à lamúria e às queixas, os sagitarianos não se detém no passado e estão sempre em busca do que pode vir à sua frente. Com uma paixão pelas descobertas e por aquilo que os tira da banalidade e da rotina, buscam novos horizontes e descobertas, reforçados pelo otimismo e pela fé.

Esta inteligência aberta, que não antecipa receios nem bloqueios, permite a Sagitário enxergar as possibilidades de todas as situações, ignorando o seu lado obscuro. Para quem quer cavalgar, só interessam as colinas. Além disto, o espírito de aventura, que deixa o coração aberto para situações não vividas, aliado ao entusiasmo de Sagitário, garantem a estas pessoas momentos de muita felicidade, sorte e privilégios.

A mensagem de Sagitário é justamente esta: a de mostrar um caminho de sorte, privilégios e benefícios, que vêm através de uma atitude positiva diante da vida. A palavra entusiasmo, tão propícia à Sagitário, vem do grego e etmologicamente quer dizer "cheio de deus".


O Simbolismo de Sagitário

Sagitário é o signo cujo símbolo é a união dos três planos da existência: o Plano animal, representado pelo corpo do cavalo, o Plano racional ou mental, simbolizado pelo cavaleiro humano e o Plano espiritual e consciente, representado pelo arco e flecha que o centauro usa, na busca de alcançar sua "estrela". É o simbolismo da procura de um sentido último para a existência humana. A busca da sabedoria. Sagitário é a compreensão de uma ampla abertura para o universo de todas as nossas potencialidades. É o símbolo da coesão e da unificação, a síntese da união do terrestre e o celeste, do real e do ideal, do inconsciente e o consciente, do instintivo e do racional, da matéria e do espírito, do humano e do Divino.

O signo de Sagitário é representado pela figura mitológica do centauro, cujo corpo tem a parte inferior do cavalo e a parte superior do homem. É a nossa parte terrestre e a nossa parte celeste. É preciso caminhar com os pés, pensar com a cabeça e agir com o coração. É uma figura de sublimação: um centauro com as quatro patas no chão e seu arco-flecha se erguendo diante do céu, orienta-se em direção às estrelas, ao alto e ao centro. É a direção da transcendência que é toda independência da consciência humana.

O centauro, metade homem, metade cavalo, representa a sua dualidade, sendo, ao mesmo tempo, a união do aspecto humano - da força instintiva e animal - com a força racional e mental, em busca do espiritual. A parte animal reunindo os instintos mais bestiais, violentos, lúbricos e a parte racional, reunindo todo o poder dos questionamentos , decisões e desejos em busca do mais alto poder espiritual. EssO Simbolismo é rica de ensinamentos: para chegar a verdadeira sabedoria, o homem deve compreender e assumir os aspectos carnais, materiais, racionais e transcendentes do seu ser.

A palavra Sagitário provém do latim sagittarius, que significa "arqueiro". O Sagitário é também o arqueiro que aponta seu arco e flecha para um alvo alto e distante, que nos remete para uma longa viagem: a sabedoria.

Em analogia, poderíamos dizer que o sagitariano é um grande idealista, cujo pensamento, simbolizado pela flecha, se eleva ao infinito em busca de conhecimento. A flecha simboliza a evolução espiritual depois da transformação interior. É um impulso, uma expansão sem fim, em vista de uma integração suprema com a energia universal. O impulso de se ultrapassar: dos instintos à razão, da razão à compreensão. A flecha é a representação de uma meta, uma abertura ao universo, a elevação dos planos terrestres e celestes, humanos e divinos.

A flecha lançada pelo arqueiro visa o céu. A flecha é o que voa. O vôo em busca da sabedoria. Sagitário nos dá a compreensão deste vôo. O homem necessita sair de si. Necessita sair do seu cotidiano, se elevar. É com o vôo que atingimos o que de mais alto desejamos. É no alto que verificamos como o mundo é "pequenino". Sagitário nos dá a compreensão de que não é necessário ser só um homem grande mais um grande homem, um homem sábio.

Mitologia de Sagitário
Mito de Quirão

Conhecido como o mais justo dos centauros, como o educador modelo ou ainda como o médico ferido, Quirão nasceu da união de Crono com a oceânica Fílira. A narrativa grega afirma que Crono, temendo represálias da esposa Réia, uniu-se a Fílira sob a forma de cavalo, o que levou Quirão a nascer com o corpo de um eqüino e com cabeça de homem. Por ser filho de Crono, Quirão pertencia a família divina de Zeus e era imortal, ao contrário dos outros centauros, que eram selvagens e violentos.

Quirão e seu discípulo Aquiles


Quirão vivia numa gruta, em companhia da mãe, e tinha saber enciclopédico, o que fazia dele um mestre das artes, da guerra e da caça, da mântica (arte divinatória), da equitação, da música e da ética. Foi o educador de muitos "jovens históricos" e heróis míticos, que eram treinados pelo grande mestre nos ritos iniciáticos. Os melhores tinham o direito de participarem na vida política, social e religiosa da pólis. Aos heróis, os ritos iniciáticos incorporavam a indispensável força espiritual para enfrentar quaisquer tipos de monstros. Foram seus discípulos Jasão, Asclépio, Peleu, Aquiles, os Dióscuros Castor e Pólux, entre outros.

É sobretudo na medicina que o benfazejo centauro se destaca. A mitologia grega conta que Quirão cuidava dos pacientes com zelo e compaixão, curando seus males e feridas.

Conta-se que Quirão foi ferido acidentalmente por uma flecha envenenada, disparada por Hércules e dirigida ao centauro Élato. O projétil varou o coração do último e depois atingiu Quirão.

Recolhido à sua gruta, Quirão tentou, com todos os ungüentos, sarar a ferida, mas foi em vão. O ferimento era realmente incurável e o centauro desejou morrer, mas não conseguia, porque era imortal. Por ser um médico ferido, dizia-se que Quirão entendia o sofrimento de seus pacientes.

Para livrar-se da dor permanente e da ferida incurável, Quirão aceita trocar sua imortabilidade com o mortal Prometeu e pôde finalmente descansar. Então, foi catasterizado na constelação de Sagitário, simbolizando o vôo da flecha, que através do conhecimento se ultrapassa e se transforma de ser animal em espiritual.
Uma Poesia para Sagitário

Uma Poesia para Sagitário
Arco
Carlos Drumond de Andrade

Que quer o anjo? chamá-la.
Que quer a alma? perder-se.
Perder-se em rudes guianas
para jamais encontrar-se.

Que quer a voz? Encantá-lo
que quer o ouvido? embeber-se
de gritos blasfematórios
até quedar aturdido.

Que quer a nuvem? raptá-lo.
Que quer o corpo? solver-se,
Delir memória de vida
E quanto seja memória.

Que quer a paixão? detê-lo.
Que quer o peito? fechar-se
Contra os poderes do mundo
Para na treva fundir-se.

Que quer a canção? erguer-se
Em arco sobre os abismos.
Que quer o homem? salvar-se
Ao prêmio de uma canção.


Uma Poesia para Sagitário

Júpiter representa o poder, a autoridade, a sabedoria e a razão. Ele é o maior de todos os planetas, é conhecido como o planeta da sorte e, na Mitologia, é maior de todos os deuses. No Mapa, ele vai indicar o setor prático onde você geralmente tem mais sorte e também o ponto de expansão da sua alma.

Quando você permite que o Mestre que há em você desabroche, utilizando as melhores qualidades de Júpiter, apresenta-se como uma pessoa otimista, sábia e cuja autoridade não precisa ser imposta pela força, pois ela impõe-se por si só. Mas se você abrir mão dessa autoridade verdadeira, torna-se facilmente autoritário; se esquecer também da sabedoria que transcende os conceitos e os preconceitos, pode iludir-se, achando que pode tudo e, como a onipotência não é uma prerrogativa dos mortais, torna-se infalivelmente prepotente e, consequentemente, impotente.

Júpiter rege o signo de Sagitário e na Mitologia é o "pai dos deuses e dos homens", aquele que, depois de longas batalhas, finalmente estabeleceu a Harmonia das Esferas e a manteve, numa alegoria para que nós também façamos a mesma coisa, nos harmonizando com tudo a nossa volta.

0 comentários: