sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Saghatiba, a eterna busca do homem...

A eterna busca do homem


Todos nos procuramos por paz e felicidade. A busca por acabar com a angustia que todos sentimos nos leva aos efemeros prazeres da vida. Pensamos encontrar a felicidade em cigarros, drinks, drogas, festas, roupas, carros, viajens, dinheiro, em toda a especie de coisas materiais, que no fim so nos fazem querer mais e mais coisas. As vezes pensamos encontrar a felicidade dentro de outras pessoas. Doce e dolorosa ilusão humana. Pensamos ser capazes de amar alguem. Mas é apenas uma ilusão de amor, uma fantasia, um sentimento egoista, cheio de condições, de porens...
Mentimos e somos enganados. Machucamos e somos feridos. Traimos e somos traidos. Com sorte somos derrubados e pisados pela vida. Sofremos e nos desisperamos. A maioria de nos, em seu momento de dor procura alivio nos mesmos erros e vicios do passado ou em outros maiores ainda, entrando na loucura de achar que fazendo as mesmas coisa podemos obter resultados diferentes. Quanta tolice de nossa parte... de sementes de mangas, nascem apenas mangas. Plantamos mangas e esperamos colher morangos ou cerejas. Cometemos os mesmos erros e esperamos que como por milagre se transformem em acertos. Dolorosa fantasia humana. Poucos são os que sofrem e não fogem
de si mesmo. Olham para dentro de sua dor e procuram entendê-la. Não esquecê-la, mas compreendê-la, aceitá-la e aprender com ela, se tornando maiores e mais fortes. Esses são os sortudos de verdade. Mergulham com coragem e determinação na própria dor, na grande mentira que chamam de vida. Depois de muito sofrer, conseguem enxergam alguma verdade por trás do véu de ilusões dos seus sentimentos. Como são sortudos... por 1 segundo terem um breve vislumbre do verdadeiro amor. São preenchidos por ternura e paz e suas vidas são transformadas para sempre.O que apenas
1 segundo de amor de verdade pode fazer na vida de um homem? Quanta paz, felicidade,
sabedoria e realização se ganha em apenas 1 segundo com o amor verdadeiro? Não da para explicar, só quem o sentiu para saber. Pela primeira vez você vê o amor, sente, cheira e toca o amor. E então você ri! Na verdade gargalha, como só os loucos e as crianças gargalham, até chorar. E chora e chora. Não um choro de dor, de sofrimento, de arrependimento. Um choro de felicidade e compreensão, de reencontro e saudade. E derrepente tudo passa a fazer sentido : cada erro, tropeço, falha. Cada ferida aberta, cada passo em falso. Todas as dores, todo o desespero. Tudo isso foi um
caminho tortuoso para a liberdade.Liberdade de ser, liberdade de viver, liberdade de pensar, liberdade de amar. Amar o amor verdadeiro, que nada exigi, apenas existe por si só, por tudo e por nada, amor por amor em si mesmo. A a partir dai cada momento se torna único. Cada flor, cada gota de chuva, cada sorriso de uma criança desconhecida se transformam na coisa mais bela e fantástica do mundo. E você finalmente encontra a beleza do amor em cada respiração. Cada dia e o mais incrível e fantástico dia da sua vida. Cada momento e o mais especial já vivido. Você não
precisa de mais nada e pode tudo. Como somos sortudos e abençoados nos que chegamos
aqui. Temos muitos méritos, e com certeza fizemos por merecer. Mas nunca chegaríamos sozinhos aqui. Precisamos de muita ajuda. Eu tive muita ajuda. De pessoas que morreram a muito tempo, mas deixaram seus preciosos ensinamentos na Terra. De pessoas que viveram ao meu lado e agüentaram toda a minha arrogância e petulância com resignação. De pessoas desconhecidas que sorriram para mim na rua, sem motivo algum. De meu mestre que me amou assim que me viu, nunca se esqueceu de mim e me deu o melhor conselho que uma pessoa poderia receber. De Deus que apesar de todas as minhas falhas nunca me abandonou. As vezes as pessoas me perguntam: Porque ter um mestre? Como você pode adorar uma pessoa como se fosse o próprio deus? Se ajoelhar aos seus pés e tocas? Você não tem vergonha? Isso e blasfêmia, as pessoas dizem... coitados. Sinto muito por eles, que tem vergonha. Graças a
deus sempre fui um sem vergonha. E se nunca tive vergonha de ser um verme, acabar com o meu corpo e minha mente, ofender a todos que um dia se importaram comigo, porque teria vergonha de amar e adorar o homem que me deu tudo, sem exigir nada em troca? Um homem com tantos deveres e responsabilidades e que mesmo do outro lado do mundo se preocupa comigo e dispõe do seu precioso tempo para me ajudar quando preciso! Sim, podem achar loucura e blasfêmia,
mas para mim o meu mestre realizado e a própria divindade andando na Terra e eu o amo, e sei que ele também me ama. O amor de um mestre por seu discípulo e indescritível. O poder do um mestre também. A pessoas não acreditam em milagres, mas um mestre pode literalmente tudo. Todos conhecem a antiga historia da pedra filosofal, que poderia transformar chumbo em ouro. Na Índia dizem que um mestre realizado e como a pedra filosofal, com 1 diferença: ele pode transformar chumbo em outra pedra filosofal. Todos deveriam um dia encontrar o seu mestre. As pessoa não fazem idéia do que um grande mestre pode fazer na vida e na mente de um homem.
Faz poucos meses que encontrei o meu mestre e me entreguei de corpo e alma a ele. Tudo em minha vida mudou. As vezes me entristeço, e verdade... mas é
tão rápido e os momentos alegres chegam tão depressa que a tristezas me e insignificante. Todos deveriam encontrar o seu mestre, e encontraram, quando estiverem prontos. O problema, e a grande mentira nisso tudo, é que ninguem quer um mestre, ninquem quer aprender sobre amor... todos querem simplesmente ser amados, do jeito pequeno q entendem o amor.

Swami Tarvapaty Ayrtuaty

1 comentários:

Luciana Brites disse...

Interessante sua visão sobre o mundo e a existência, já tive alguns mestres, mas percebi que no fundo essas pessoas não eram mestres, apenas "estavam" mestres, e passei a perceber tb que o mestre como veículo para a aprendizagem pode ser qualquer um, e geralmente é um estranho ou estranha que cruza nosso caminho e nos diz palavras que jamais imaginavamos ouvir..e basta apenas que estejamos abertos a ouvir e entender os sinais do universo...quando passei a ver as coisas de forma mais simples, elas se tornaram o que realmente são..