quarta-feira, 7 de outubro de 2009

A PREOCUPAÇÃO

As pessoas andam preocupadas demais. Eu ando preocupado demais. O mundo anda preocupado demais. É o ônibus que demora pra chegar, o engarrafamento que demora pra acabar. Ninguém tem tempo pra nada. Para sair falta grana, para viajar falta tempo. Para se preocupar sobra gana, para trabalhar falta alento. Para amar, ninguém tem tempo. Amamos sempre o passado, o futuro, mas não o momento. O momento sempre é preocupante. Enervante. Porque o momento passa voando, mas não estando ali, estando com um pé aqui e outro mais adiante, planejando, racionalizando, inventando, complicando... Se preocupando. As pessoas andam com cara de preocupadas. Palavra estranha essa.... Para pra pensar? PRE-ocupar....Seria se ocupar antes, por algo que ainda não aconteceu? Seria sofrer a toa?
Hoje deixei de fazer coisa que queria por causa do tempo. Acordei bem cedo e o tempo estava horrível. Cheguei à conclusão que choveria e não seria possível fazer as coisas que eu havia planejado ( hum... uma palavra parecida à primeira vista com preocupar... mas bem diferente também), não queria pegar chuva nem engarrafamento, nem gripe. Bom, fiquei na cama. É no fim não choveu, não teve engarrafamento, não tive gripe... Isso lógico, é um exemplo bobo, mas a cada dia as coisas ficam mais complicadas. Pensar e pensar e pensar. Não é mais fácil às vezes simplesmente sentir? È muito egocentrismo achamos que podemos fazer alguma coisa de verdade. Por mais que nos preocupemos às vezes as coisas dão errado, seja por falta de planejamento, seja por que tinham que dar errado mesmo. O “perder para ganhar” ainda é muito difícil para nos.
Afinal ninguém quer perder não é? Nos vemos todos os dias os “perdedores” pelas ruas, jogados pelas sarjetas ou trabalhando em sub-empregos, para o nosso prazer e a nossa alegria. Nos preocupamos muito conosco, e pouco com quem ta atrás da gente na fila. E isso acho, é o que trás essa enorme sensação de vazio. Porque sabemos, que quando chegar o nosso dia, de ser o ultimo da fila, ninguém vai estar olhando para nos. Então?... Não queremos ser os últimos da fila! Simples assim! Queremos ganhar, ganhar, ganhar! E FODA-SE quem não tiver competência para permanecer no alto da cadeia evolutiva! Só que isso nos preocupa cada vez mais, por que nos que temos um pouco, somos cada vez mais poucos e os que não tem nada, cada vez mais. E o medo e a preocupação, a angustia e a apatia são cada vez mais visíveis nas faces do nosso povo.
A solução? Gostaria muito de ter, mas não tenho. Acho que ninguém tem. Afinal a humanidade tentou tanta coisa e se nem Jesus, Buda, Gandhi, Madonna, resolveram alguma coisa, como eu poderia sequer pensar em dar a minha opinião? Vou é perder o medo da chuva e fazer alguma coisa, que não tenho ainda muita idéia, mas vai saber? Pra que me preocupar com um dia que acaba de começar?