quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

ANGRA IV

Bom querida Yumi, yame, ou seja lá como você se chamava, ou chamavam você, tanto faz. O fato é que em nome da nossa sociedade doente, alienada e racista, eu gostaria de lhe pedir desculpas. Não por você ter morrido soterrada em pleno ano novo, eu não tive nada haver com isso. Lógico que como todos nós eu tenho votado em todos esses políticos corruptos, depravados e irresponsáveis durante anos, mas isso não vem ao caso. Meu pedido de desculpas é pela exploração da sua morte. Pela exploração da dor da sua família. Pelo circo, que se criou em volta do fim da sua vida. Pela falta de respeito com a sua historia e com a vida da sua família. Por assistir durante horas e horas na tv sua vida ser defasada a troco de nada. Nada não... a troco de lucro para os sanguessugas da mídia...
Sei que a pequena Yumi e sua família nada têm haver com isso, mas esse caso, da forma como foi tratada pela imprensa, me deu nojo. Nojo mesmo. E raiva. Muita raiva de todos nós, dos nossos valores, nossos costumes, nossas instituições. Talvez tenha sido o fato de não parar um minuto de passar sobre essa garota na tv ou talvez tenha sido os pais dela concedendo uma entrevista a um repórter que se dizia amigo da família (????), mas uma hora essa historia me encheu, e fui obrigado a escrever sobre o assunto.
Desde que me lembro, aqui no estado do rio de janeiro, todo ano na época de chuvas, passamos por uma calamidade. Cada ano em um lugar diferente, às vezes em 3 ou 4 lugares ao mesmo tempo. Alguns lugares ano sim, ano não. Uma novela. Todo mundo sabe que vai acontecer uma tragédia. È só começar a chover. E então eu me pergunto... Quantas pessoas morrem em enchentes e desabamentos por ano? Sei que são muitas? E alguma vez nos vimos esse circo todo em torno da morte de uma pessoa? Não... morte em enchente é coisa corriqueira... é só ver quantos morros existem no rio de janeiro...morro, encosta e construções sem planejamento não combinam .
Há!! Mas perai... o que tem nos morros?? Mansões?? Hotéis??? Não??? O que??? Favelas?? A ta... então é por isso que nada foi feito ainda? Porque todas essas centenas ( milhares??) de pessoas eram faveladas. Porque eram pobres. A família de pobres e pretos pode morrer na queda de barranco, mas a filha de empresários brancos não, porque senão devemos todos ficar muito tristes. No mínimo porque seremos obrigados a assistir durante dias as tentativas da menina de virar artista, seu pai e mãe chorando dizendo o quanto sofrem durante horas intermináveis, choro de amigos, colegas, vizinhos... e ate suas mensagens no orkut.... ( salve-nos senhor...)
E dói saber que sempre é assim... se o cara da PUC toma uma bala perdida é uma tragédia... vira comoção nacional....
Mas se o pretinho sai de casa pra compra leite pra sua filha e toma uma bala perdida, ele ganha um saco de cocaína da policia, uma foto nos jornais e morre como se fosse bandido.
A frase mais idiota que ouvi desse caso fui um turista que estava na pousada e sobreviveu : “ – É um absurdo!!! Agente paga 600 reais na diária de um hotel e ele dissaba na nossa cabeça!!!”
É meu amigo... tem gente que vive em uma casa de 600 reais, é essa casa é tudo que a pessoa conseguiu na vida. Para ela viver com mais 5 pessoas. E essa casa desaba. Só que não passa na tv. É ninguém liga. Porque a pessoa é pobre e não pode nunca na vida sequer pensar em pagar um diária de 600 reais...

7 comentários:

Fou Chapelier disse...

Fuck,... Pior é que tu tem razão -,-
Eu nem presto muita atenção no jornal, porque é tuuuudo a merma meeeeerda òó...
Se o cara é pobre, ninguem da atenção...
Mas se a guria é rica, vira mó zuera...
óò da raiva isso, mano...

DRD disse...

E... rola uma nota...e passa batido... nem da tempo de se lamentar... o Bonner só fala assim :
" -E hoje morreram mais 17 pobres na enchente no morro do macaco molhado... enquanto isso continuam os ensaios das escolas de samba..."

Elis Carvalho disse...

Acabam virando números, estatísticas, nada mais ...

E a história se repete, se repete e se repete...

Isso pode entrar até no 'calendário' da imprensa. "Em dezembro falaremos sobre o Natal e Reveillon, em janeiro falaremos sobre as mortes em enchentes e desabamentos, e em fevereiro faleremos sobre o carnaval ..."

E assim será ...

Drix Brites disse...

Dani.. poizé.. tenho mesmo andado tão cansada dessa exploração midiática das dores e mazelas alheias que não me lembrava quem era Yumi, quando você comentou comigo... me recuso a fazer parte desse circo, a dar ibope nessa palhaçada toda...
muito bom seu texto, e seria melhor ainda se as pessoas pudessem não apenas ler e se indignar, mas ler e perceber que cada vez que ligam a tv ou compram o jornal ou clicam nessas mesmas notícias todos os dias, alimentam esse cenário patético.. mas provavelmente a maioria estará mais preocupada em saber quem são os novos bbbs.. uma pena..

Anônimo disse...

A frase mais idiota que ouvi desse caso fui um turista que estava na pousada e sobreviveu : “ – É um absurdo!!! Agente paga 600 reais na diária de um hotel e ele dissaba na nossa cabeça!!!”

A gente é separado :P
Agente junto, é agente de policia

DRD disse...

hsuahsuahsua
Nossa obrigadu... vou parar de usar a alto correção do word...
E da uma olhada la na primeira postagem do blog antes de vir me corrigir...

DRD disse...

e alto de alto é que é alto mesmo!!!
Auto deveria ser auto por causa de automatico, mas no fim q importa??